Meu nome é Fernando Fayet de Oliveira, tenho 34 anos, sou pai da Elis e sou arquiteto e urbanista graduado em 2014 pelo Centro Universitário Filadélfia.
Possuo Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (2023), Especialização em Habitação e Cidade (2019) e estou cursando uma especialização em Educação e Arquitetura.
Sou no momento Presidente do Núcleo Londrina do Instituto de Arquitetos do Brasil (Gestão 2023-2025) e conselheiro no Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial de Londrina.
Sou arquiteto autônomo e estou aberto para novos projetos!
Possuo experiência na área de planejamento urbano e legislação urbanística, mas também já fui sócio de uma pequena empreiteira e durante a pandemia trabalhei em um projeto de regularização fundiária em Santos/SP.
Fiz estudos de viabilidade, ajudando a encontrar o terreno ideal para o cliente, e realizei alguns projeto de Arquitetura de Interiores e de mobiliário. Junto à equipe do IAB, fiz estudo de Assistência Técnica em um projeto de residência de baixo custo envolvendo uma ação social.
Trabalho em parceria com colegas arquitetos e urbanistas e de outras áreas, como engenheiros civis, engenheiro ambiental, advogados, corretores imobiliários, entre outros.
Participei da elaboração de Planos Diretores e Planos de Mobilidade, nos estudos técnicos e na redação de legislação urbanística. Junto a colegas de áreas complementares, fiz parecer técnico, relatórios de impacto ambiental e urbanístico, PBA (projeto básico de arquitetra) para a Anvisa e fiz o mapeamento e sistematização com a espacialização de dados.
Estudo de Projeto de Arquitetura de Interiores de Pequena Cervejaria para reforma de loja térrea
Projeto de Parklet (Mini Praça), mobiliário urbano destinado a pedestres, construído junto à calçada
Projeto de Arquitetura de Interiores de pequeno apartamento de ~60m² para locação em Airbnb.
Realizado em parceria com a arquiteta e amiga Nara Bernardi.
Com o uso da tecnologia Matterport para captura de realidade, criando tours virtuais e objetos digitais tridimensionais. Essa tecnologia permite levantamentos eficientes de grandes áreas ou edificações complexas.
Projeto de Arquitetura com expansão e adaptação do galpão para atender a atividade de escola e ateliê de cerâmica. Realizado em parceria com a arquiteta e mentora Cynthia Queiroz.
O galpão era originalmente um depósito, edificado em madeira com um puxadinho em alvenaria, e se propôs uma expansão para haver mais espaço e luz para as tarefas na área interna e assim acomodar a sala de aula, um banheiro mais espaçoso, uma cozinha com refeitório, varanda e local para o forno.
Estudo e proposta para Projeto de Arquitetura para reforma e expansão de academia e centro esportivo. Estudo realizado em parceria com a arquiteta amiga e colega Nara Bernardi.
Estudo e proposta econômica de residência de ~24m² para ação social. Projeto realizado junto à equipe do IAB Núcleo Londrina.
Dados e estudos em mapas
Fazendo uso da ferramenta de geoprocessamento QGis e de dados abertos pode-se compreender melhor uma área ou região, fomentando as possibilidades de projeto.
Projeto de Parklet (ou Mini Praça, mobiliário urbano destinado a pedestres, construído junto à calçada) proposto com metalon, placa metálica perfurada e deck ecológico para comportar reuniões e pequenas palestas e apresentações. Projeto idealizado em parceria com o engenheiro civil e amigo Gabriel Moreira Leite para uma agência de publicidade e grupo de jornalismo.
Projeto de mobiliário de armário para quarto em mezanino com laje inclinada em baixa altura. A proposta envolvia o serviço de marcenaria e de serralheria, com a moldura do armário (sem portas) envolver a forma do quarto e os espaços de armazenamento, que se resume nas araras, no maleiro acima e no gaveteiro móvel.
Foram desenhados elementos de marcenaria e serralheria.
A proposta buscou ser econômica sem haver perda estética.
Este projeto propunha requalificar a área externa de um associação de ensino.
O edifício onde a associação está é uma residência unifamiliar com amplo espaço externo que foi adaptada em um programa adaptado de escola, com salas de aula, biblioteca, refeitório e sala de exibição.
Com algum tempo acomodados neste espaço, sentiu-se a necesidade de expandir as possibilidades de uso da área externa para acomodar, por exemplo, os alunos em seu tempo livre, acomodar coffee breaks e realizar eventos ao ar livre nos períodos diurnos e noturnos.
Projeto idealizado em parceria com o amigo Gabriel Moreira Leite para uma agência de publicidade e grupo de jornalismo.